sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Um pouco de nós mesmos

Kleber Pacheco de Oliveira - 26 Anos Educando Jovens e Adultos

Na construção da história local, a memória exerce um papel relevante. A memória será sempre guardada pelos grupos vivos e está em constante evolução, aberta a dialética do esquecimento e da lembrança. Entendemos que a memória coletiva é a representação criada a partir da experiência de vida de um grupo social, e que a mesma demonstra a realidade concreta do grupo.
No resgate da história do Colégio, quando de sua inauguração como C.E.S.(Centro de Estudos Supletivos) as Modalidades foram: individualizado, Escola Popular Noturna (EPN), Supletivo de Massa, Parcelado, Suplência e Aceleração I e II.

Oportunizando o futuro:

No decorrer desses 26, o Kleber Pacheco de Oliveira foi acompanhado a dinâmica sócio-politica-educacional, e neste sentido, na busca de oportunizar o futuro de jovens e adultos, atualmente desenvolve as modalidades de ensino elencadas na apresentação abaixo:

Clique aqui para acessar os conteúdos das disciplinas da CPA


quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Cantinho Freire

Este slide sobre Paulo Freire e a Alfabetização de Jovens e Adultos foi produzido pela professora Gaetana Palladino,Dep. de Geografia da UESB.
Obrigada a Gal que gentilmente nos cedeu esta preciosidade para colocarmos no nooso blog:

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Paulo Freire para Educadores

Slide produzido pela professora Lenira Figueiredo, prof. de Língua Portuguesa do Colégio Kleber Pacheco.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Paulo Freire

Paulo Freire. Vida a serviço da educação dos desfavorecidos.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

CARAVANA DA EDUCAÇÃO

NÃO PERCAM!!!!

Nesta quarta-feira, 23 de setembro,18h, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima será a solenidade de abertura da CARAVANA DA EDUCAÇÃO em Conquista. A presença do Secretário de Educação, Professor Osvaldo Barreto e toda sua equipe de superintendentes será motivo de alegria para todos os envolvidos na educação baiana, pois temos as esperanças renovadas de que uma educação de qualidade só será possível com o diálogo próximo, aberto e franco entre os sujeitos que pensam e usufrem dos bens adquiridos através de uma Educação de Todos Nós.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

DIA CÍVICO

Este vídeo ilustra o nosso hino com as características culturais das regiões brasileiras.Respeitar estas diferenças é respeitar a soberania do nosso povo.

domingo, 6 de setembro de 2009

Trabalho e Globalização

Na sexta-feira, dia 04 de setembro, nosso Colégio recebeu a visita ilústre do amigo e deputado estadual - líder do governo Wagner - Waldenor Pereira que conversou descontraidamente com nossos alunos sobre nossa Bahia e as perspectivas futuras de investimentos para o seu desenvolvimento. Dentre muitas coisas interessantes podemos destacar que o o deputado enfatizou que um modelo econômico perverso como o implantado no Brasil e na Bahia ao longo dos anos é responsável pelas desigualdades sociais existentes e que somente com muito compromisso e justiça social será possível reverter esta situação.


sábado, 5 de setembro de 2009

Noite de Cultura

Alunos do Colégio assistiram nesta quinta-feira, dia 03 de setembro, no Salão da Igreja Sagrado Coração de Jesus, ao filme CENTRAL DO BRASIL. Este filme fará parte do projeto do 3º Bimestre do Eixo VI. Àqueles que assistiram puderem comprovar a beleza e riqueza desta obra prima de Walter Salles, que honra nossa cidade com a passagem de algumas cenas filmadas no bairro da Vila Serrana e atores conquistenses que fizeram figuração.


quinta-feira, 27 de agosto de 2009

FINAL REGONAL DO FACE

Uau!!!! Deu o Kleber no 3º lugar do Festival Anual da Canção Estudantil.Parabéns aos alunos Larissa e Jonathan.Vocês fazem parte da nossa história.
Vejam o vídeo do festival:


Acessem outros vídeos de Larissa Jardim no youtube.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

CONVITE ESPECIAL

Dia 25 e 26 de agosto, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, contecerá a grande final do FACE e do TAL. Vamos ficar atentos ao horário e comparecer para torcermos para nossos representantes: Jonathan, Larissa e Vitória. Vejam os vídeos já postados.

sábado, 15 de agosto de 2009

FESTA DO ESTUDANTE E DOS PAIS

Sexta-feira, dia 14, no Colégio aconteceu a homenagem aos nossos alunos e aos pais.Muitas brincadeiras e sorteios de brindes fizeram parte da programação. Um delicioso jantar encerrou esta noite alegre e descontraída.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

AOS ESTUDANTES

A todos os estudantes, e em especial aos estudantes da EJA do Kleber Pacheco.Parabéns, vocês são todos vencedores:

domingo, 9 de agosto de 2009

terça-feira, 21 de julho de 2009

Classificação do TAL e FACE

Parabéns a Jonathan, Larissa e Vitória, pois eles serão nossos representantes nesta grande festa. Após serem classificados no Colégio eles passaram por uma rigorosa seleção local e foram para a grande final regional que acontecerá dias 25 e 26 de agosto no Centro de Cultura. Vamos organizar nossa torcida, pois é como diz o ditado "juntos somos mais fortes". Vejam a letra da música e do cordel que garantiram nossa alegria:

TER VOCÊ
Letra: Jonathan Santos
Intérprete: Larissa Jardim

Quando te vi pela primeira vez
Logo me apaixonei, foi amor a primeira vista quando olhei
Meu coração então disparou, com teu sorriso lindo
Foi inevitável eu não pude suportar
Esse amor, que nasceu dentro do meu coração
É sincero assim espero ter você como as ondas tem o mar!
Farei de tudo pra não te perder e se preciso for
Buscarei a estrela mais linda que houver
Meu coração então disparou com teu sorriso lindo
Foi inevitável eu não pude suportar.

Minha Nação
Autora e intérprete: Vitória Santos

Prestem todos atenção
No que vou falar agora
Dos problemas desta nação
Valei-me Deus e Nossa Senhora

Vou falar do São Francisco
Que está vivo e não morreu
Sua água está baixando
O que foi que aconteceu?
Minha gente eu tô com medo
Se a gente cochilar
Não cuidar da natureza
O mosquito vai devorar

Pois o Rio São Francisco
É de todos meu e seu
Se água está baixando
O que foi que aconteceu?
Tem um grupo desmatando
E sem discriminação
Coisa de capitalista
Não tem Deus no coração

Aqui nesta pátria amada
Muita coisa está faltando
A partir do parlamento
Tem bacana abusando
Nas escolas todos veem
Muita gente estudando
Até fazendo monografia
Mas não está se importando

O bispo declarou
O seu protesto em redenção
Ficando contra o tal desvio
Das nossas águas por invasão
O sofrimento continua
Vendo a Amazônia em extinção
Pedindo ajuda a Deus do céu
Para ajudar na salvação


quarta-feira, 15 de julho de 2009

Eliminatória do FACE e do TAL

Dia 09 de julho acontecu no nosso Colégio a eliminatória do FACE e do TAL.Para falar destes festivais a SEC afirma em seu portal:

"A música popular brasileira é, reconhecidamente, o mais brilhante patrimônio cultural do povo brasileiro, ao expressar a incrível diversidade de nossas origens e de nossas formas de manifestação de sentimentos, de idéias e ideais. Assim, o Brasil é tratado pelos especialistas como o celeiro musical planetário. Dificilmente se pode encontrar uma nação com tanta riqueza de ritmos e esta é uma das expressões da grandeza da alma brasileira e baiana, em particular.

Os antigos Festivais, evidenciados em finais dos anos 60 e início dos anos 70, promoveram grandes mobilizações estudantis e sociais, revelando grandiosos talentos artísticos e despertando a consciência política, que, de algum modo, ainda continuam inspirando a juventude até a atualidade. Nos anos 80, reaparecem novos talentos também resultantes de Festivais, com uma diversidade rítmica e temática. Esses Festivais reinventaram os rumos da Música Popular Brasileira, assim como imprimiram uma marca na musicalidade brasileira e baiana.

Assim, a realização do FESTIVAL ANUAL DA CANÇÃO ESTUDANTIL (FACE) revela uma atitude pioneirada Secretaria Estadual da Educação, ao desenvolver um Festival de música, com caráter educativo, fruto das criações artísticas e culturais provenientes dos contextos escolares, estimulando o surgimento de novos talentos e o desenvolvimento da Músicalidade Brasileira e, assim, promover o refinamento artístico e estético dos jovens e valorizar as raízes populares de nossa cultura. O FACE será realizado em todas as unidades escolares estaduais, envolvendo aproximadamente 1.042.226 educandos e os educadores que atuam nas áreas de Artes e de Literatura.

A Secretaria Estadual da Educação (SEC) tem como princípio “assegurar o direito à cultura, à arte, ao conhecimento e à aprendizagem que resultam das relações sócio-espaciais e políticas”, ao “considerar a cultura como a grande matriz do conhecimento”.

Dessa forma, a SEC compreende que educar é um ato político e cultural e implica em escolhas de conteúdos e métodos. Educar através das linguagens artísticas consiste em uma das melhores formas para se comunicar com a juventude e chegar mais perto de seu universo, desconstruindo as formas rígidas de ensino e aprendizagem. Um festival da canção, além de fomentar a criação e a autonomia da produção de saberes, estará contribuindo para a criação de um ambiente cultural ativo nas escolas e na sociedade, envolvendo os estudantes num clima de participação e de alegria, no qual a música estará sendo um elo entre os estudantes, as escolas e os municípios da Bahia.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) busca uma nova configuração da Educação, através de uma proposta de educação pública de qualidade e inclusiva, que valorize os profissionais de ensino, o desenvolvimento da auto-estima e a autonomia dos estudantes, a partir de princípios fundamentais que relacionam a educação e a diversidade social, a educação e a cultura, com vistas a “assegurar o direito à cultura, à arte, ao conhecimento e à aprendizagem que resultam das relações sócio-espaciais e políticas”, ao “considerar a cultura como a grande matriz do conhecimento”.

É nesse contexto que surge o projeto Tempos de Arte Literária (TAL), com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da arte literária, nas suas diversas expressões, no currículo escolar, estimulando não apenas o hábito da leitura nos ambientes escolares de todos os municípios do Estado da Bahia, mas, sobretudo, da produção literária estudantil.

Acredita-se que o TAL, portanto, além de fomentar a criação e a autonomia da produção de saberes e de distintas expressões literárias, contribuirá para a criação de um ambiente cultural ativo nas escolas e na sociedade, envolvendo os estudantes em um clima de participação e de alegria, no qual as artes literárias serão elos das relações entre os estudantes, os professores, os diretores, os funcionários, os artistas, familiares entre outros, estimulando a criatividade nas escolas da Bahia.

É pensando na formação dos estudantes e professores, assim como na consolidação de um ambiente de festividade, de entretenimento e de prazer, que esse projeto contribuirá para tornar significativo e prazeroso o cotidiano escolar, contribuindo para a manifestação de sentimentos e de valores humanizantes".

Para abrilhantar nossa festa contamos com o apoio dos amigos Rita Santana, Geslaney Brito e Pedro Melo que são conquistenses ligados a arte e fizeram parte do nosso júri.
Não podemos deixar de agradecer a todos os nossos alunos que compareceram em massa para prestigiar tão bela festa! Parabéns a todos... Vejam o vídeo:


terça-feira, 7 de julho de 2009

LITERATURA DE CORDEL

Iniciamos o 2º semestre trabalhando com literatura de cordel. Assistimos ao vídeo abaixo, lemos e produzimos muitos cordéis.Foi um trabalho muito significativo para nossos alunos que relembraram momentos prazerosos de suas vidas.

Seguidores